A nossa asfixia democrática

Há dias ouvi o meu camarada Manuel Alegre, pessoa que muito admiro e respeito, falar em Decência Democrática… Poderia eventualmente formar-se um novo partido com este nome (DD). Mas, na realidade, este é um bom tema de campanha, tal como o foi a Asfixia Democrática (AD) nas últimas legislativas.

O nosso país encontra-se actualmente num dilema que considero muito fácil de resolver. Ou opta pela Decência Democrática invocada pela esquerda, ou pela Asfixia Democrática, proclamada pela direita.

Em simultâneo, reparo no programa autárquico da Coligação Mais Sintra e olho as seguintes propostas:
· Lançamento do concurso para remodelação da rede de águas para Cortegaça, Palmeiros e Alto das Falimas;
· Lançamento do concurso para construção dos Reservatórios de água para Cortegaça e Morelena;
· Remodelação da rede existente na Av. Da Aviação Portuguesa, na localidade da Fação.
· Lançamento do concurso para a execução de Esgotos em Cortegaça, Palmeiros e Alto das Falimas;
· Construção de ETARES Compactas para servirem Quarteiras, Palmeiros e Alto das Falimas.

Todas estas propostas apresentadas são competência dos SMAS de Sintra, não podendo nunca a Junta de Freguesia reclamar para si a construção ou lançamento de concursos de infra-estruturas deste tipo.

Observo ainda que, irão ser plantadas árvores ao longo de vias pedonais e pergunto, mas quais vias pedonais.

É por estas e por outras que em boa hora, Manuel Alegre fala em decência democrática. Não pode um partido apregoar que é preciso falar verdade, e em campanha, como que em desespero de causa, utiliza todos os meios para atingir os seus fins, indiciando que vale tudo, menos apresentar medidas que efectivamente tem competências para tomar, e que sejam conducentes a uma melhor qualidade de vida por parte das populações. Não pode a politica e os políticos, continuarem de costas voltadas para as pessoas. Devem colocar-se ambos ao serviço das pessoas.

Por isso é necessário renovar as ideologias, políticas e políticos dando o lugar aos mais novos, mais dinâmicos e imaginativos. Impõe-se a remodelação desta democracia.

A Asfixia Democrática apregoada é consequência da aparente falta de Decência Democrática e temo que tal, possa conduzir à Cedência Democrática.
Pedro Francisco

Sem comentários:

Enviar um comentário